ABRIGO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

O que é

O serviço de acolhimento institucional na modalidade Abrigo, denominado Abrigo Institucional Hélio Vieira Gama órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania.

O Abrigo Regional Hélio Vieira Gama é um equipamento da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que atende adolescentes que vivenciaram algum tipo de violação de direitos até os 18 anos incompletos. Fica situado no Distrito Luziápolis e referencia mais oito municípios alagoanos: Teotônio Vilela, Anadia, Belém, Coité do Noia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Tanque D’arca e Taquarana.

 

Quem pode solicitar

O Abrigo Hélio Vieira Gama tem por finalidade abrigar crianças e adolescentes dos municípios conveniados, afastados no convívio familiar por meio medida protetiva de acolhimento institucional (ECA, artigo 101) em função de morte, abandono, desestruturação familiar ou impossibilidade circunstancial desta, devidamente encaminhados pelo poder judiciário e na ausência da autoridade competente na comarca, de forma eventual e preventiva. Os conselheiros tutelares do município poderão encaminhar para acolhimento temporário, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para família extensiva ou substituta. 

Público Alvo:

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos.

Setor responsável

ABRIGO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

Horário de atendimento

Endereço: 

Rua Dorgival Gonçalves, nº 76 - Luziápolis

Horários de atendimento:

Ininterrupto.

Público Alvo:

Crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, de ambos os sexos.

Como solicitar

Formas de acesso:

Encaminhamento do poder judiciário, ou na ausência deste, do Conselho Tutelar.

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

Etapas de Prestação do Serviço:

As crianças e adolescentes encaminhadas ao serviço recebem o acolhimento dos profissionais da unidade que trabalham na perspectiva do acesso à garantia de direitos baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Recebem atendimento psicossocial além dos cuidados básicos e essenciais, encaminhados para a rede de serviços públicos de saúde e educação, entre outras.

Dê sua opinião sobre este serviço! Sua opinião é muito importante para nós! Nos ajude a melhor a qualidade referente à este serviço, enviando sua opinião.